terça-feira, 13 de abril de 2010

Cervejas e apelo sexista nos comerciais

Todos sabem da proibição da campanha publicitária da Cerveja Devassa com a Paris Hilton. É, eu to bem atrasado nesse assunto, sim. Mas eu fiquei incomodado com essa história, fiquei com a impressão de que rolaram pressões comerciais por trás dessa decisão (sabe-se que o mercado das cervejas, especialmente a disuputa AmBev X Schincariol, já rendeu muito nos bastidores). Pois então, este post preguiçoso que desiberna este blog pretende uma simples comparação: qual das propagandas de cerveja abaixo contem apelo mais sexista? 

obs.1: Reparem que acredito que o problema é mais amplo do que a simples exploração de conteúdo sexual/sensual nessas propagandas, mas de uma estereotipação da relação homens/mulheres extremamente sexista.

obs.2: Eu tenho quase certeza que vi uma propaganda dessa campanha da Cintra que taxava de "fresco" um camarada que queria avisar à esposa que estava no bar com os amigos - no que, ao ser repreendido pelo Dudu Nobre, ele abre um largo sorriso de tipo "aaahhhhh" e abraça uma loura boazuda que passa pela mesa. Posso estar delirando, mas lembro disso. De qualquer forma, não achei essa propraganda no youtube, e coloquei outra da mesma campanha, que mantém o tom sexista, mas com menos descaramento.

Devassa, Bem misteriosa/Bem devassa


Nova Schin, Cervejão (Filme Cartão)


Cintra, por uma vida sem frescura


Nenhum comentário:

Postar um comentário